Atletas do Ifam embarcam para Jogos dos Institutos Federais

Por Portal do Holanda

10/11/2015 10h27 — em Amazonas

Nos dias 11 a 15 de novembro ocorrerá mais uma edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – Etapa Nacional. Neste ano, as disputas acontecerão em Goiânia (GO), e reunirão 1.200 atletas das cinco regiões brasileiras que competirão em diversas modalidades individuais e coletivas.

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) será representado por 22 alunos-atletas dos campi Manaus Zona Leste, Manaus Centro, Tabatinga e Parintins, que disputarão as modalidades atletismo e natação, nas categorias feminino e masculino.

O Ifam retornou da etapa regional, realizada no mês de outubro, em Porto Velho (RO), com saldo de 67 medalhas, sendo 31 de ouro, 23 de prata e 13 de bronze, nas modalidades natação, atletismo, handebol, xadrez e futebol de campo. O destaque ficou para o atletismo e a natação, categoria masculina e feminina, ficando em primeiro lugar no geral por equipes.

Abertura dos jogos

Com início previsto para as 19h desta quarta-feira (11), a solenidade vai contar com a presença do secretário da Setec/MEC, Marcelo Feres, dos reitores dos institutos federais de Goiás e do Goiano, os anfitriões do evento, Jerônimo Rodrigues da Silva, e Vicente Pereira de Almeida, respectivamente, dos reitores de mais 36 institutos federais e representantes das demais instituições da Rede.

As delegações vão se apresentar em desfile e terão também apresentações artísticas e culturais da banda sinfônica do Instituto Federal de Góias – Campus Goiânia, do grupo de ginástica acrobática Akros (DF), grupo de tecido Akróbatus Duo (SP), Trupe de Teatro Veraneio (GO) e grupo de Catira Os Filhos de Aparecida (GO).  De acordo com o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, neste ano, a delegação será menor em relação aos anos anteriores devido aos processos seletivos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ocorrerão no período do JIFs. “Apenas nossos atletas de natação e atletismo que não participarão de vestibular, estarão representando o Amazonas nessa etapa nacional. Temos certeza de que, mesmo com a equipe reduzida, manteremos o favoritismo nessas duas modalidades”, disse.

As atividades esportivas ocorrerão no Clube Ferreira Pacheco, pista de atletismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos e Faculdade de Educação Física da UFG.

Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).