Artur participa de lançamento de projeto com a Embaixada da Suíça

Por

25/06/2014 16h13 — em Amazonas

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, participou do lançamento do projeto “Promoção de Saúde pelos Agentes Multiplicadores Yanomami”. A proposta é uma parceria da Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami com a Embaixada da Suíça.

“Durante a Copa do Mundo as pessoas ficam muito envolvidas com a festa do futebol, mas também pensamos em fazer algo que trouxesse ganho social para as pessoas menos favorecidas que vivem nas cidades onde a seleção da Suíça está jogando. Colaboramos em Brasília, Salvador e agora em Manaus”, afirmou o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli. O lançamento foi realizado na sede da Secoya, no conjunto Eldorado, zona Centro-Sul de Manaus.

O projeto visa à redução da desnutrição infantil e deve beneficiar mais de seis mil índios da tribo Yanomami. “Cada seleção que por aqui passou, procurou nos brindar com alguma boa surpresa e o principal gesto de generosidade é procurar nos visitar e conhecer o nosso povo, permitindo que a cidade se abra para o mundo e fortaleça o turismo. A Embaixada da Suíça fez um belo gesto ao apoiar uma Organização Não-Governamental que cuida dos Yanomamis, criando um convênio que vai diminuir a mortalidade materno-infantil”, destacou o prefeito.

A Secoya existe há mais de 20 anos em Manaus e atua nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, onde há forte presença das tribos Yanomamis. Dados de 2013 mostram que 45% das crianças yanomamis, de até cinco anos de idade, são subnutridas.

“Nosso projeto vai promover cursos de educação em saúde voltados para a prevenção da desnutrição materno-infantil, passando pela higiene alimentar e corporal, saneamento básico e educação ambiental. Todo o programa será propagado nas aldeias. Haverá conversa com as mulheres e lideranças. Faremos com que pouco a pouco a comunidade valorize os conhecimentos tradicionais, mas também adote práticas para garantir melhores condições de saúde”, explicou o coordenador-geral da Secoya, Silvio Cavuscens.