Artur lamenta derrota do Brasil e elogia o espírito esportista dos manauaras

Por

09/07/2014 11h33 — em Amazonas

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, lamentou a derrota por 7 x 1 da seleção brasileira diante da Alemanha em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo Fifa 2014. Ele assistiu ao jogo junto com o governador do Estado, José Melo, na Fifa Fan Fest, e apesar da goleada sofrida, disse que Manaus e todos os mais de 18 mil torcedores que acompanharam o jogo foram vencedores porque mantiveram vivos o patriotismo e o espírito esportista.

"Eu preferiria perder por doze a zero atacando desesperadamente do que perder de cinco a zero do jeito que estávamos no primeiro tempo. Agora, o importante é que o Brasil é pentacampeão e a Alemanha vai lutar pelo tetra. O Brasil vai se recuperar e vamos torcer para que ele fique em terceiro lugar contra Holanda ou Argentina porque tem uma tradição muito bonita. Essa derrota é passageira. Fica sempre um trauma, mas vai passar. Quem sabe não conquistamos o terceiro lugar e nos recolocamos entre os melhores do mundo", comentou.

De acordo com o prefeito, Manaus vai continuar prestigiando a Copa e fazendo a festa bonita na cidade e na Fan Fest como tem feito. Artur Neto destacou que durante todos esses quase trinta dias de jogos não foram registados incidentes graves e para ele é fundamental que os torcedores manauaras continuem até a final do mundial mostrando hospitalidade e espírito esportista.

"Manaus foi a melhor sede de Copa. A Fifa se arrepende de não ter tido mais jogos aqui. Tive a notícia de que teve depredação e muito confusão em outras Fan Fest, mas aqui não temos nada disso. Aqui, tudo é festa, é alegria. Nós assimilamos a derrota. A seleção perdeu vergonhosamente no primeiro tempo e depois, honrosamente no segundo tempo porque a Alemanha é a melhor. A nossa seleção perde e ganha. Esse povo aqui vai vencer sempre", afirmou.

O governador do Estado, José Melo, que também acompanhou a partida na Fan Fest, chegou a comentar que não seria uma partida fácil para o Brasil. Ele disse que não imagina que o jogo entraria para a história como o de maior goleada sofrida na história de todas as Copas.

"Infelizmente a seleção não deu a nós brasileiros a dignidade que nós esperávamos. Por outro lado, o Amazonas e a cidade de Manaus fizeram a sua Copa. Tiramos nota dez em todos os quesitos, mas não erramos nós que estávamos em campo e nem erramos técnicos ou auxiliares, portanto, eu estou como o povo triste e desencantado. Nós gostaríamos de sermos campeões, mas não jogamos e nem escalamos ninguém. Fizemos a nossa parte que foi torcer e torcemos muito, mas não deu", disse.

FAN FEST
No complexo Turístico Ponta Negra, 18 mil torcedores se concentraram para ver o jogo que definiriam o primeiro semifinalista da Copa do Mundo de Futebol da Fifa Brasil 2014. Não deu para o Brasil, que agora vai aguardar o resultado do jogo entre Argentina e Holanda para decidir o terceiro e quarto lugar, no sábado.

Após o jogo, apesar da tristeza dos torcedores brasileiros, milhares de pessoas permaneceram na Fifa Fan Fest para prestigiar o show da Banda Biquini Cavadão, cantando os sucessos que embalaram as gerações dos anos 90 e continuam fazendo a cabeça e tocando os corações das novas gerações.
Até o horário do show do Biquini Cavadão 27,8 mil pessoas haviam passado pelos portões de entrada da FFF.

TRÂNSITO
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito antecipou as ações de monitoramento para acompanhar a dispersão dos espectadores que deixaram os locais de exibição pública do jogo Brasil X Alemanha, antes de terminar a partida. As áreas frequentadas pelos torcedores estavam interditadas e, com isso, a saída transcorreu com tranquilidade. 

Em outros locais também monitorados pelos agentes do Manaustrans, como Praça do Caranguejo, Rua Itaúba e Largo de São Sebastião, não houve qualquer interferência no planejamento traçado para o trânsito. O público deixou as áreas reservadas para as torcidas de maneira pacífica.

GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal de Manaus atuou com 80 homens em mais um jogo do Brasil na Fifa Fan Fest e 50 na Avenida Itaúba, zona Leste. O trabalho, em parceria com a Policia Militar, foi manter a segurança do patrimônio e do evento que foi em clima de tranquilidade, graças a colaboração da população.
Na Ponta Negra, às 17h, foi recomendado aos banhistas a saída da água, por conta do horário de restrição, sem nenhuma resistência foi feita a evacuação e instalada a tela de proteção para evitar o banho noturno e garantir a segurança dos frequentadores.

Ciocs
O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, informam que  foram registrados 28 atendimentos e ocorrências médicas em saúde até às 18h, após a vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7x1.

Nos hospitais públicos foram realizados 29 atendimentos, sendo 17 clínicos e 12 traumas. Já os hospitais privados não apresentaram ocorrências até às 18h.

Na Fifa Fan Fest no Complexo Turístico da Ponta Negra, o Posto Médico Avançado de Atendimento realizou 14 atendimentos, sendo 12 clínicos e dois traumas. De acordo com a estimativa da Manauscult aproximadamente 27 mil pessoas marcaram presença na programação da Fan Fest até às 19h.  Já o Public View do Largo São Sebastião teve um público presente de 10 mil pessoas, sendo registrados sete atendimentos,  quatro clínicos e três traumas.