Aprovado PL para a implatanção de políticas públicas na prevenção do câncer de próstata
“As políticas públicas de combate ao câncer de próstata ainda estão aquém do esperado pela população de nosso Estado. O tratamento pode ser considerado como variável e depende do estágio de como ele se encontra podendo ser dividido em tumor localizado e metastático”, a observação é da deputada estadual Vera Castelo Branco, que aprovou Projeto de Lei estabelecendo obrigatoriedade de implantação de políticas públicas no Estado para prevenção e combate à doença.
O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e no Brasil, o segundo mais frequente entre homens, atrás apenas do câncer de pele.
De acordo com a deputada, o governo do Amazonas com a aprovação da lei, deverá implantar políticas públicas na área da saúde pública para a prevenção e combate ao câncer de próstata que consistirão em um conjunto de ações a ser desenvolvidas mediante a disponibilização de informações à população sobre os sintomas indicativos da ocorrência da doença.
Segundo a parlamentar essas informações devem passar por uma avaliação médica preventiva e precoce, exames periódicos, intervenção precoce e tratamento, recomendando ainda que a equipe médica em atuação tenha experiência no atendimento da área específica à qual se destina o projeto.
Vera explicou que os exames para a prevenção precoce da doença serão realizados nos hospitais e unidades básicas de saúde, afirmando ainda, que para suprir a deficiência de profissionais com domínio nessa área, serão firmadas parcerias com instituições conveniadas com o Sistema Único de Saúde.
NULL
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Manaus, Amazonas