Manaus / AM - Na manhã deste sábado(24), um mutirão de saúde realizou 1.079 atendimentos na comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizada durante 4h na Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, ofereceu consultas de clínico geral, odontologia, pediatria e vacinação.
O intuito do mutirão foi minimizar a ausência de uma médica que atendia na Unidade Básica de Saúde (UBS) O1 e que fazia parte do grupo de cubanos do Programa Mais Médicos, que deixou o país essa semana. Normalmente, as ações acontecem a cada dois meses no local, mas, a partir de agora, vão ser intensificadas para suprir a necessidade da comunidade.
Segundo a chefe de Atenção do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), Suelen Ferreira, as equipes da Semsa fazem constantes ações no local, visto que a região passa por um grande déficit de assistência médica. “Nós iniciamos o atendimento médico na escola às oito da manhã e a população aproveitou a oportunidade para conseguir consultas e encaminhamentos. O mutirão é sempre muito procurado”, ressaltou.
A dona de casa Vanessa Cristina, de 28 anos, levou sua filha para uma avaliação pediátrica e constatou a importância da atuação médica no local, principalmente em bairros mais afastados da zona urbana. “Em atividades como essa, nós podemos trazer nossos filhos para ver se está tudo bem e já aproveitamos pra nos consultar também. É uma ótima oportunidade para uma comunidade como a nossa, que fica distante do Centro da cidade”, destacou.
A previsão é que a substituição dos profissionais de saúde nas unidades básicas aconteça em até duas semanas. Enquanto isso, os agentes de saúde continuarão atuando nas escolas, reforçando a assistência às comunidades.

