Manaus/AM - Mais uma categoria da saúde decidiu paralisar as atividades prestadas em unidades do Amazonas. Nesta terça-feira (6), enfermeiros e técnicos de enfermagem da cooperativa Serviços de Enfermagem e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) realizaram uma manifestação em frente ao Instituto da Criança do Amazonas (Icam), localizado no bairro Cachoerinha, zona Centro-Sul. Eles relatam atraso de quatro meses dos salários e vale-transportes devido ao não repasse de recursos pelo governo do Amazonas.
A suspensão das atividades teve duração de duas horas, um tipo de advertência para alertar o governo. A previsão é de que novos atos de paralisação deste tipo ocorram em outras unidades de saúde. A Segeam atende aos serviços de urgências e emergências em hospitais da capital, com 5 mil funcionários.
De acordo com Graciete Mousinho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Terceirazados da Saúde (Sindpriv), os profissionais estão sem dinheiro para pagar aluguel, água, luz, comprar o racho do mês, e até mesmo sem dinheiro para trabalhar.
"Pessoas já foram morar com familiares porque não conseguem mais manter o equilíbrio das contas. São quatro meses sem receber, uma total falta de respeito com os trabalhadores", declara Graciete.
Ela informa que o ato vai iniciar pelo Icam e deve se repetir nas outras unidades onde a empresa presta serviços ao governo do Amazonas.
"Vamos suspender os trabalhos no Plantão Araújo, Maternidade Nazira Down, Maternidade Balbina Mestrinho, Ana Braga, Hospital Doutor Fajardo, Alzira Marreiro", listou Graciete.
Paralisação de cirurgiões
O ato dos enfermeiros ocorre após paralisação parcial que ainda está em vigor realizada por médicos do Instituto de Cirurgia do Amazonas (Icea). O Icea possui 200 cirurgiões prestando serviços ao governo e cobram cinco meses de pagamentos atrasados. Na última segunda-feira (5), a justiça deu o prazo de 10 dias para que o Estado pague os valores devidos ao Instituto.
Em nota, a Susam informou que: "A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que a Sefaz já liberou o orçamento para o pagamento que está em aberto da Segeam, referente aos serviços prestados no Icam no mês de maio e cujo a empresa deu entrada na nota de pagamento em junho. A previsão é que o pagamento seja liberado ainda essa semana.
A Susam não considera que a empresa esteja com quatro meses de atraso, uma vez que o mês de junho é faturado em julho e costuma ser pago até o mês seguinte. A empresa tem recebido mensalmente com regularidade. Já recebeu este ano dois pagamentos da dívida do ano passado, deixada pela gestão anterior.
A responsabilidade pelo pagamento das obrigações trabalhistas, inclusive os salários dos funcionários terceirizados, é da empresa que os contratou".

