Compartilhe este texto

Amazonas tem alta de febre Oropouche em meio a surto de dengue e Covid-19

Por Portal Do Holanda

25/02/2024 18h37 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Fiocruz

O Amazonas registrou, até esta quinta-feira (22), 1.398 casos confirmados de febre Oropouche, superando três vezes mais do que foi registrado no ano passado, quando foram contabilizados 445 casos da doença, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). A doença é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Culicoides paraense, conhecido  como maruim. 

Os casos de febre Oropouche ocorrem em meio ao surto de dengue e Covid-19 no Estado. Até o momento, foram notificados 1.915 casos para dengue, 4 para Chikungunya, 7 para Zika e, especificamente por critério laboratorial, 2 casos de Febre do Mayaro.

Além disso, no período de 10 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024, foram registrados 2.751 casos e 142 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas. Nesse período, foram confirmadas 4 mortes pela doença no Estado.

Ainda conforme o órgão, os sintomas de Oropouche são semelhantes aos de dengue, como febre alta, dores de cabeça, musculares e nas articulações, além de vômitos e náuseas que podem durar até 7 dias. 

No dia 06 de fevereiro, uma adolescente de 15 anos morreu por infecção simultânea de oropouche e Covid-19, em Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vítima tinha esquema vacinal completo contra o coronavírus. Portanto, foi descartado que a morte tenha sido causada por Covid-19.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas