Compartilhe este texto

Amazonas tem 108 casos notificados de Doença da Urina Preta

Por Portal Do Holanda

29/12/2023 16h43 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, divulga nesta sexta-feira (29), o Informe Epidemiológico de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. O documento está disponível em  https://abre.ai/hK9E. 

No Amazonas, de janeiro até esta sexta-feira (29/12), foram notificados 104 casos, sendo 68 compatíveis e 36 descartados. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em: Itacoatiara (46), Manaus (9), Parintins (5), Manacapuru (3), Careiro da Várzea (2), Nova Olinda do Norte (1), Borba (1) e Silves (1). Não há óbitos relacionados à doença.

 

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

 

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff.

Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia (dor muscular), mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas