Compartilhe este texto

Amazonas recebe prêmio por programa de gás que impulsiona economia

Por Portal Do Holanda

23/09/2025 13h36 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Manaus/AM - O Estado do Amazonas recebeu na segunda-feira (22), em Brasília, o prêmio CBME (Congresso Brasileiro de Minas e Energia) pelo programa “Gás Natural do Amazonas como Indutor do Desenvolvimento Socioeconômico”. A honraria foi entregue ao governador Wilson Lima, em reconhecimento à participação do Amazonas com 9,3% da produção nacional de gás natural, proveniente do Complexo do Azulão, em Silves, que tem capacidade de 100 bilhões de metros cúbicos.

O empreendimento, operado pela Eneva, recebeu R$ 5,8 bilhões em investimentos privados, gera cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos e produz atualmente 480 milhões de metros cúbicos por mês. A produção viabilizou ainda a construção da primeira usina a gás natural do Norte do país, em Manaus, em parceria com a Super Terminais, que atenderá operações portuárias, reduzindo custos logísticos e emissões.

Segundo o governador Wilson Lima, o desenvolvimento econômico promovido pelo gás natural e pela mineração deve estar aliado à preservação ambiental. “Não faz sentido nenhum preciosismo em relação ao meio ambiente, se você não preservar o mais importante: o cidadão, que necessita que essa riqueza seja transformada em benefício para ele e sua comunidade”, afirmou.

O gás produzido no Azulão também será transportado para Roraima, recentemente conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha de transmissão de 500 kV, com 724 quilômetros de extensão e três subestações, permitirá ao estado eliminar a dependência do diesel, retirando das estradas o tráfego diário de 120 caminhões-tanque. A partir de 2026, o Amazonas se tornará exportador de energia, reforçando o papel estratégico da região na matriz energética nacional.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas