Amazonas recebe novo lote com 42 mil doses de vacina contra a covid-19

Por Portal do Holanda

25/02/2021 12h28 — em Amazonas

Vacinas foram desembarcadas no Aeroporto Eduardo Gomes - Foto: Divulgação Secom

Manaus/AM - Um novo lote com 42 mil vagas da vacina Coronavac chegou a Manaus na manhã dessa quinta-feira (25). A remessa, destinada ao grupo prioritário de pessoas entre 60 e 69 anos de idade, foi descarregada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e encaminhada, em seguida, para a sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), para distribuição à capital e aos municípios do interior.

A quantidade faz parte da quinta remessa enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). Somadas às 76 mil unidades da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram entre a manhã de ontem (24) e a madrugada de hoje, o quinto lote totaliza 120 mil doses de vacina para o Amazonas.

“De alguns municípios, o prefeito vem buscar, se eles estiverem na capital. Outros encaminham um representante documentado pela Secretaria Municipal de Saúde, ele vem com escolta particular ou solicita escolta do Estado, da Polícia Militar, e o deslocamento é de acordo com a localização dele. Pode ser fluvial, terrestre, aéreo ou misto. Só quando tiverem essa informação de como será realizado o transporte em segurança, para que as vacinas cheguem com qualidade, na temperatura para manter a eficácia, é que eles fazem o agendamento”, detalhou a enfermeira do departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Ângela Desiree Carepa.

Ela ressaltou, ainda, que todos os municípios receberão a reserva técnica das vacinas. Em todo o estado, já foram aplicadas 259.439 doses de vacina até esta quarta-feira (24), sendo 225.662 de primeira dose e 33.777 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM).

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas