Compartilhe este texto

Amazonas realiza ação de combate à dengue em Dia D de Mobilização

Por Portal Do Holanda

14/12/2024 10h27 — em
Amazonas


Evandro Seixas/SES-AM, Girlene Medeiros/FVS-RCP, Jaqueline Macedo/FVS-RCP e Divulgação/FVS

Manaus/AM - No Dia D de Mobilização nacional contra a dengue, neste sábado (14), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) divulgou dados sobre arboviroses no estado, e destacou a importância da prevenção à dengue.

O fortalecimento da prevenção à dengue é realizado ao longo de todo o ano, junto às secretarias municipais de saúde, sendo intensificado entre o último trimestre do ano e o fim do primeiro semestre do ano seguinte, período sazonal para arboviroses no Amazonas que coincide com o inverno amazônico.

Conforme o boletim, de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2024, foram registrados 7,2 mil casos confirmados de dengue, 27 casos confirmados de chikungunya, 76 casos confirmados de zika, 3,1 mil de Oropouche e 124 de Mayaro.

Evandro Seixas/SES-AM, Girlene Medeiros/FVS-RCP, Jaqueline Macedo/FVS-RCP e Divulgação/FVSSintomas - A campanha nacional contra a dengue segue na segunda fase voltada para a atenção aos sintomas da dengue que geralmente surgem entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves.

Os sinais mais comuns incluem: febre alta de início abrupto, dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos; dores musculares e nas articulações, diarreia, náuseas e vômitos, dor nas costas, manchas vermelhas na pele (exantema) e conjuntivite (olhos vermelhos).

Em caso de suspeita de dengue, a FVS orienta buscar um serviço de saúde mais próximo para atendimento médico.

Prevenção à dengue - Além da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, as medidas de prevenção da dengue concentram-se na proteção contra picadas. Entre as orientações destacadas estão: eliminar recipientes que acumulam água parada, tampar caixas d’água, manter calhas limpas e utilizar telas em janelas e portas. Pequenas ações realizadas pela população podem fazer uma diferença no enfrentamento à dengue.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas