Início Amazonas Amazonas notifica mais 429 casos de dengue em uma semana
Amazonas

Amazonas notifica mais 429 casos de dengue em uma semana

Amazonas notifica mais 429 casos de dengue em uma semana
Amazonas notifica mais 429 casos de dengue em uma semana

Manaus/AM - Segundo boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, no estado, no período de janeiro até esta quinta-feira (01º), foram notificados 9.513 casos de dengue e foram registrados 5 óbitos pela doença.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Tonantins (4.690, 6), Jutaí (4.256,4), Ipixuna (4.173,6), Tefé (2.021,9) Humaitá (1.937,2), Guajará (1.390,1), São Paulo de Olivença (1.376,2), Tabatinga (1.157,6), Maraã (770,6) e Lábrea (627). 

No Alto Solimões - O informe também torna disponível recorte da situação da dengue na região do Alto Solimões, onde o monitoramento é realizado pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS, por meio da Sala de Situação do Alto Solimões. O Lafron está localizado em Tabatinga.

O monitoramento da dengue é realizado nesta região, principalmente, devido à Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, área de importância de saúde pública em que há grande fluxo de pessoas transitando entre os países envolvidos.

Nesta região, no período de janeiro até esta quinta-feira (01/06), foram notificados 3.046 casos de dengue e foram registrados 3 óbitos pela doença. 

Atendimento - Em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

Dengue - A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Prevenção - A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

Com informações da assessoria. 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?