Amazonas inicia nova etapa de vacinação contra Aftosa

Por Portal do Holanda

10/03/2016 20h21 — em Amazonas

O período de imunização começa a partir do dia 15 de março e vai até 30 de abril abrangendo na primeira etapa 41 municípios amazonenses, com a vacinação de aproximadamente 445 mil cabeças de gado. 

Com a ação, o Amazonas pretende alcançar o status de "estado livre" da doença. A campanha segue o calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na maioria dos municípios a vacina deverá ser adquirida diretamente nas casas agropecuárias credenciadas. Em outra parcela, a revenda da dose será adquirida nas unidades do Idam local.

O presidente da ADAF, Hamilton Casara, destacou que o desempenho do Amazonas é satisfatório e tem acompanhado as metas estabelecidas pelo Governo Federal. “Nós temos dado toda atenção necessária ao Programa de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA, cujos índices demonstrados em relatórios das campanhas de vacinação contra a doença têm colocado o Amazonas como atendente das metas do Governo Federal, com cobertura vacinal de 91,52% durante a primeira etapa, contabilizando cerca de 932.288 animais vacinados”, informou Casara em relação à ultima campanha de vacinação em 2015.

Caso o gado não seja imunizado e o responsável não comprove a vacinação junto aos escritórios da ADAF, vai pagar multa R$ 40 por cabeça de gado não imunizada.

Sobre a doença - A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após asua detecção. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

A erradicação da febre aftosa abre perspectivas para uma maior rentabilidade das empresas rurais, cria oportunidade para o crescimento da produção animal, com melhores fluxos de distribuição além de evitar impactos sociais e econômicos que a doença traz para os pecuristas.

Municípios onde a vacina será adquirida por meio do Idam:  

·  Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Coari, Codajás, Fonte Boa, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.

 

 

 

 ​


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas