Amazonas está entre os estados com menor área urbana no país, diz IBGE
Manaus/AM - Maior estado em extensão territorial do país, o Amazonas é o que apresenta menor proporção do território ocupado por áreas urbanas, chegando a apenas 0,04% de seu território. O dado foi divulgado hoje (23) pelo estudo denominado “Áreas Urbanizadas do Brasil 2019”, pelo IBGE.
Em relação aos municípios, Manaus é o sexto com maior área urbanizada no país (277,09 km²), porém, por sua grande extensão territorial oficial, tem uma proporção de apenas 2,43% ocupada por áreas urbanizadas.
Além de Manaus, o único que tem mais de 1% de sua área territorial ocupada é Iranduba, com 30,25 km² de áreas urbanizadas, o equivalente a 1,36% de sua extensão oficial.
Em relação a áreas absolutas de vazios intraurbanos, Manaus também se destaca, segundo o estudo, por ter 9,54 km² de áreas verdes ou de áreas de várzeas não impermeabilizadas.
O objetivo do mapeamento foi retratar e mensurar a distribuição e a extensão das manchas urbanas do país, bem como avaliar sua expansão.
De acordo com as análises, em 2019, o Brasil possuía 45.945 km² de áreas urbanizadas, o equivalente a 0,54% da área total do país e um terço (36,5%) do total de áreas se concentra na região Sudeste.
“Se por um lado, todas as áreas urbanizadas do país caberiam no estado do Espírito Santo, por outro, o somatório de áreas urbanizadas do Brasil é maior do que países inteiros, como Dinamarca e Países Baixos”, compara Manuela Alvarenga, gerente de Observação da Cobertura e Uso da Terra do IBGE.
O estudo considerou que área urbanizada é toda mancha construída contígua que apresente aglomeração de residências, ruas e outras edificações em proximidade suficiente que permita relações de vizinhança e trocas cotidianas.
A região Sudeste concentra os municípios com maior índice de urbanização, alguns com mais de 80% de suas áreas oficiais ocupadas por áreas urbanizadas. Caso de São Caetano do Sul (São Paulo) que se destaca por ter 100% das áreas ocupadas, e exclusivamente por áreas urbanizadas densas.
Outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo também sobressaem, expressando o conhecido fenômeno da conurbação ali existente e a sua grande extensão de mancha urbanizada contínua, segundo o IBGE. Belo Horizonte (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará) se destacam como Capitais cujas áreas municipais oficiais são extensas, e, mesmo assim, as suas manchas urbanizadas ocupam mais de 80% dos respectivos territórios.
ASSUNTOS: Amazonas