Início Amazonas Amazonas entra em alerta após detectar 19 casos de grávidas com zika vírus
Amazonas

Amazonas entra em alerta após detectar 19 casos de grávidas com zika vírus

Amazonas entra em alerta após detectar 19 casos de grávidas com zika vírus
Amazonas entra em alerta após detectar 19 casos de grávidas com zika vírus

Manaus/AM- A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazona (FVS), divulgou, nesta segunda-feira (15), um alerta de risco após detectar ao menos 19 casos de gestantes infectadas pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O vírus é responsável por causar má formação congênitas como a microcefalia e casos da síndrome de Guillain-Barré, que é um distúrbio autoimune. No Amazonas, em 2023 (até 6 de maio), houve o registro de 119 casos confirmados de zika, sendo 19 em gestantes.

O alerta também se estende a população em geral, uma vez que os casos tanto de dengue quanto de zika estão disparando nos últimos meses.

O documento também recomenda a busca ativa, intensificação de controle do vetor, especialmente em áreas de transmissão confirmada de zika, além da notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados da doença, por parte das Secretarias Municipais de Saúde.

Assim como as demais arboviroses, como dengue e chikungunya, a prevenção à zika é a prevenção às picadas do mosquito Aedes aegypti. Com a eliminação de criadouros do mosquito, as chances de transmissão das doenças reduzem. Portanto, para evitar a doença, a recomendação é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

*Com informações da assessoria

 

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?