Amazonas Energia realiza o 8º Curso de Agentes de Praia no rio Uatumã
A Eletrobras Amazonas Energia promoveu, no período de 15 a 18 de agosto, o 8º curso de agentes de praia do Uatumã. O curso contou com 40 alunos, sendo dez da Vila de Balbina e 30 de varias comunidades ao longo do Rio Uatumã, e foi realizado em um dos núcleos da Fundação Amazônia Sustentável, que está localizado na comunidade do Caribi no rio Uatumã, em parceria com outras entidades, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal do Amazonas por meio do Projeto Pé de Pincha e Prefeitura de Presidente Figueiredo.
Durante o curso, os alunos puderam conhecer mais sobre a ecologia reprodutiva, a importância em preservar os quelônios e o impacto do lixo na reprodução dos animais. As palestras foram ministradas pelo coordenador do Centro de Pesquisa e Preservação de Quelônios da Eletrobras Amazonas Energia, José Ribamar Pinto, e pela educadora ambiental do Complexo Ambiental de Balbina, Elessandra Arévalo Gomes.
Os participantes puderam aprender técnicas de identificação, manutenção e transferência de ninhos dos quelônios, assim como preenchimento de fichas para cadastro e controle das espécies. A parte prática do curso foi ministrada pela ecóloga representante da REBIO Renata Farias e pelo agente de praia Adalberto Costa.
O curso de agentes de praia visa treinar e formar voluntários do projeto “Quelônios do Uatumã”, idealizado pelo Centro de Pesquisa e Preservação de Quelônios da Eletrobras Amazonas Energia.
Projeto Quelônios do Uatumã
O projeto quelônios do Uatumã, desenvolvido pela Eletrobras Amazonas Energia e parceiros, existe há 16 anos e é responsável pela soltura de mais de 160 mil quelônios na natureza, contribuindo para a conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável de diversas comunidades ao longo do rio Uatumã. No primeiro semestre de cada ano é realizado o evento de soltura de quelônios, com diversas atividades socioambientais envolvendo crianças, jovens e adultos.
ASSUNTOS: Amazonas