Amazonas é ouro em feira de iniciação científica nos EUA

Por

20/06/2014 15h54 — em Amazonas

Os estudantes amazonenses Tainá Gonçalves e Valdeson Dantas conquistaram a medalha de ouro da categoria Ciências da Genius Olympiad, evento mundial de iniciação científica que está sendo realizado na Universidade de Nova York. A dupla concorreu com o Projeto Harpia, um sistema que reconhece e monitora o canto de filhotes do Gavião Real em reservas florestais, algo fundamental para o trabalho dos biólogos. 

O Harpia foi desenvolvido pelos alunos durante seu último ano de Ensino Médio Técnico na Fundação Nokia, onde se formaram no fim de 2013, sob a orientação do professor Marcelo Ribeiro. O projeto foi credenciado para a Genius Olympiad após receber o primeiro lugar da última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada este ano, em São Paulo.

A premiação da Genius Olympiad aconteceu na última quinta-feira e os desenvolvedores do Harpia concorreram com mais de 300 projetos de iniciação científica do mundo inteiro. Eles foram premiados com medalhas, certificados e tablets.