Compartilhe este texto

Amazonas deve registrar mais de 5 mil casos de câncer em 2024; veja dicas de prevenção

Por Portal Do Holanda

02/02/2024 10h21 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM – O Amazonas deve registrar 5.450 novos casos de câncer em 2024, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para prevenir e combater a doença, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) alerta a população a adotar hábitos mais saudáveis.

“Os cânceres geralmente são causados por exposições, estilo de vida, por mutações genéticas que acontecem nas células por causa do nosso estilo de vida. Essa data é inspiradora para gerarmos mudanças na nossa vida. Parecem ações pequenas, mas causam um grande impacto”, disse a médica oncologista clínica Poliana Signorini, que atende na FCecon.

Mudanças

Entre as mudanças nos hábitos de vida, a médica oncologista destaca a necessidade de praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas e o tabaco e ter uma alimentação saudável.

Vacinar meninas e meninos dos 9 aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV) previne o desenvolvimento dos cânceres de colo uterino, pênis, ânus e orofaringe. Há, também, a vacina contra a hepatite B, importante para evitar o câncer de fígado.

“Essa campanha vem para nos conscientizar, como população, que precisamos tomar medidas diferentes hoje para que a gente mude as estatísticas no futuro”, destaca Poliana Signorini.

Diagnóstico precoce

Dos 5.450 novos casos de câncer esperados para o Amazonas em 2024, os mais frequentes são colo uterino, próstata e mama.

A ida ao médico regularmente é uma ação importante para a população. A realização de exames permite que o câncer seja diagnosticado no início, aumentando as chances de cura e de tratamentos menos agressivos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Saúde e Bem-estar

+ Amazonas