Início Amazonas Amazonas deve adotar Central de Vagas para Presídios até abril de 2026
Amazonas

Amazonas deve adotar Central de Vagas para Presídios até abril de 2026

Envie
Amazonas deve adotar Central de Vagas para Presídios até abril de 2026
Amazonas deve adotar Central de Vagas para Presídios até abril de 2026
Envie

Manaus/AM – O Governo do Amazonas tem até abril de 2026 para implementar a Central de Regulação de Vagas (CRV) nos presídios estaduais, conforme prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida visa pôr fim à superlotação carcerária, garantindo que cada vaga seja ocupada por apenas um detento.

O Amazonas registra uma das maiores taxas de superlotação do país, atingindo 216,01% da capacidade, muito acima da média nacional de 151,9%, segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Atualmente, o estado tem 14.908 presos, sendo 46% provisórios.

O Amazonas integra um grupo de dez estados com o mesmo prazo de implementação. Eles deverão enviar seus planos de trabalho até fevereiro de 2026.

A CRV, criada pelo CNJ em 2021 e já em funcionamento no Maranhão e na Paraíba, é vista como fundamental para gerenciar o sistema prisional. De acordo com o CNJ e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a implantação permitirá mensurar resultados e aprimorar continuamente as decisões.

O monitoramento da CRV também incluirá o funcionamento de serviços alternativos à prisão, como alternativas penais e atenção à pessoa egressa.

Siga-nos no

Google News