Amazonas apresenta plano para enfrentar 3ª onda da Covid e pede apoio ao MS

Por Portal do Holanda

22/04/2021 16h16 — em Amazonas

Reunião aconteceu nesta quinta-feira - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22), o governador Wilson Lima solicitou apoio para o enfrentamento de uma eventual terceira onda da Covid-19 no Amazonas. A principal preocupação é evitar o desabastecimento de kits de intubação e outros insumos, como o oxigênio, no estado.

Wilson Lima afirmou, ainda, que a antecipação do planejamento é necessária em razão dos desafios logísticos impostos pela condição geográfica do Amazonas. Além disso, vários estados que ainda enfrentam a segunda onda da pandemia sofrem com a escassez de insumos.

A expectativa é que uma possível terceira onda tenha um impacto menor, em relação à segunda onda, devido ao avanço da vacinação e, também, da proximidade do fim do período sazonal das síndromes respiratórias no Amazonas.

Plano - O planejamento inclui, por exemplo, a ampliação da rede de assistência com leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, assim como na segunda onda.

Segundo o governador, o ministro Marcelo Queiroga informou que há processos de compras internacionais para a aquisição dos kits de intubação. O ministro disse, ainda, que vai agilizar a habilitação de leitos no Amazonas. Queiroga se colocou à disposição para a ampliação da rede de saúde em conjunto com o Estado.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas