Amazonas adere ao Programa AdaptaCidades para combater mudanças climáticas

Manaus/AM - O Amazonas foi um dos 12 estados brasileiros que aderiram ao programa AdaptaCidades, lançado pelo governo federal para apoiar estados e municípios na adaptação às mudanças climáticas. Durante o encontro de novos prefeitos e prefeitas, realizado na quarta-feira (12), o programa foi apresentado como uma oportunidade para que as 62 prefeituras do Amazonas participem de discussões e recebam financiamento para mitigar os efeitos de queimadas, enchentes e secas extremas.
A iniciativa foi destacada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que enfatizou a transição da gestão de desastres para a gestão de riscos climáticos. O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância do financiamento para a realização das ações de adaptação, afirmando que a prevenção deve ser uma prioridade no país. O investimento total do programa é de R$ 18 milhões, provenientes do Fundo Verde para o Clima e outras fontes.
O programa permitirá que cada estado indique dez municípios prioritários com alto risco climático, além de apoiar consórcios intermunicipais e associações de municípios. A aprovação das indicações será feita pelo Ministério do Meio Ambiente, que usará critérios técnicos para determinar a vulnerabilidade das regiões. A meta do governo federal é auxiliar na elaboração de 260 planos de adaptação até 2025.
Para garantir a eficácia do programa, uma equipe de mobilizadores será formada para oferecer suporte técnico e operacional aos municípios. O AdaptaCidades está alinhado ao Plano Clima, que guiará as ações de enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil até 2035, com estratégias voltadas tanto para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa quanto para a adaptação aos impactos climáticos.

ASSUNTOS: Amazonas