Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Aleitamento materno ganha orientação da Susam

Publicado

em

Equipes das maternidades e dos bancos de leite da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) realizaram nesta terça-feira (4), uma blitz educativa, com distribuição de material informativo sobre o aleitamento materno, em quatro dos principais terminais de ônibus da cidade (T1, T3, T4 e T5). A ação integra a programação especial que foi organizada pela Susam para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que estenderá até sexta-feira (7).

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca que, pelo comprometimento com a causa, toda a rede de maternidades da Susam é detentora do título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Unicef, à unidades que atuam fortemente para evitar que os bebês passem pelo desmame precoce.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, a ação educativa que será realizada nesta terça-feira pelas equipes das maternidades, bancos de leite e postos de coleta é um momento para reforçar, junto à população as informações sobre o a importância do aleitamento materno. 

Na sexta-feira, ainda como parte da programação, será inaugurado na Maternidade Chapot Prevost, localizada na Colônia Antônio Aleixo, um novo posto de coleta de leite humano, que atuará vinculado ao Banco de Leite Humano do Amazonas, da Maternidade Ana Braga. Atualmente, os três Bancos de Leite Humano (BLH) da capital têm uma rede de 13 postos de coleta e a Susam tem a meta de ampliar em número em mais 20 postos, o que deverá ocorrer entre este segundo semestre de 2015 e o ano de 2016.
Vantagens 

Consultor em Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, o pediatra Jefferson Pereira Guilherme, que atua na Maternidade Ana Braga, destaca que o leite materno garante maior proteção à saúde dos bebês, com vantagens a longo prazo, na vida adulta. O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água de que o bebê necessita para ser saudável. Também contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos e, por isso, protege o bebê de certas doenças e infecções. É o alimento que atende plenamente as todas as necessidades da criança, até os seis meses de vida.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.