Aleam lança plataforma para monitorar violência contra mulher; saiba mais
Manaus/AM - No Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançou, nesta quarta-feira (14), a plataforma Observatório da Violência Contra a Mulher no Amazonas. O evento, realizado no plenário Ruy Araújo durante uma Sessão Especial, celebrou os 18 anos da Lei Maria da Penha e foi presidido pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).
A plataforma, acessível em observatorio.aleam.gov.br, será coordenada pela Procuradoria Especial da Mulher. Segundo a deputada Alessandra Campelo (Podemos) ressaltou que o Observatório permitirá a coleta de dados primários, oferecendo uma visão mais precisa sobre a violência no estado.
“O diferencial desta plataforma é que ela permitirá a realização de pesquisas, coletas de dados primários no Amazonas. Porque hoje os órgãos de pesquisas realizam pesquisas no Brasil inteiro, e eles tiram dados, estatísticas por estados, e revelando apenas dados secundários”, apontou Campelo.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), expressou orgulho pelo lançamento da plataforma e elogiou o trabalho de Campelo, Procuradora Especial da Mulher da Casa Legislativa.
Programação
A partir do lançamento da plataforma, o Observatório irá realizar neste mês de agosto, pesquisa de opinião com a sociedade buscando dados primários sobre a Percepção do Machismo e a Rede de Proteção à Mulher na cidade de Manaus (conhecimento da Lei Maria da Penha, canais de denúncia, dentre outros pontos).
Estes dados deverão ser publicados no mês de setembro. No entanto a previsão é que até o final do mês de outubro o estudo cubra as demais cidades do interior, abrangendo os 62 municípios.
A ideia é de que dados sejam atualizados regularmente e até o final do ano estas informações possam ser catalogas e utilizadas por todos.
ASSUNTOS: Amazonas