Manaus/AM - A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei nº 957/2025, que concede o título de Cidadã Amazonense a Marciele Albuquerque da Silva. Atualmente confinada no Big Brother Brasil 26, a Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso receberá a honraria oficialmente em sessão solene após sua participação no reality show.
Reconhecimento e Ativismo
A proposta, de autoria do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), foi apresentada em novembro de 2025 — antes mesmo do anúncio de Marciele no programa. O parlamentar ressaltou que a homenagem reconhece a trajetória da indígena Munduruku como líder, empreendedora e ativista das causas amazônicas em palcos internacionais.
"Sua atuação une cultura, sustentabilidade e protagonismo social, contribuindo diretamente para a valorização da identidade amazônica", destacou o deputado.
Trajetória
Natural de Juruti (PA), Marciele vive no Amazonas desde 2017 e se consolidou como um dos rostos mais emblemáticos do Festival Folclórico de Parintins. O título de Cidadã Amazonense oficializa o vínculo da artista com o estado que a acolheu e onde se tornou símbolo de resistência e ancestralidade.

