Compartilhe este texto

Alarme de cheia é desenvolvido na Escola Fucapi

Por Portal Do Holanda

02/04/2015 14h40 — em
Amazonas



Todos os anos, no período chuvoso, várias cidades da região amazônica passam pela mesma dificuldade com a subida dos rios: inundações, enxurradas e deslizamentos de terra acontecem levando a população a uma situação de emergência. O balanço geral da enchente no Amazonas, conforme dados do governo do Estado, é de que já foram afetadas 68,4 mil pessoas e 13,6 mil famílias em seis municípios das regiões do Alto Solimões e do Madeira, que estão em situação de alerta. Ao todo, são dez municípios em situação de emergência e mais o município de Boca do Acre que decretou estado de calamidade pública com 20,9 mil pessoas afetadas.

Com base nesse cenário, os alunos do Ensino Médio da Escola Fucapi, Renata Kellen Gomes dos Reis e Luis Carlos Pego dos Santos, durante as aulas de Geografia do Amazonas, se dedicaram na elaboração do Projeto Sistema de Alerta contra Inundações Sensoriado (Sais). O projeto Sais foi elaborado sob a supervisão de professores da Escola Fucapi, dentre eles, Jônatas de Araújo Matos, que é mestre em Geografia.

Matos informou que o Sais é um projeto social de auxílio aos ribeirinhos em inundações, proporcionando o alerta para a evacuação da área por meio de um sistema de medição de nível pluvial. Quando o nível das águas atinge um estágio crítico o sistema dispara um sinal sonoro e luminoso, alertando aos ribeirinhos o momento propício para saírem de áreas de risco, explicou.

Os testes iniciais foram realizados no perímetro urbano na cidade de Manaus, onde foi delimitado trecho de um igarapé levando em consideração variáveis como: largura, extensão, profundidade e vazão. Os resultados iniciais foram satisfatório, afirmou.

O Projeto Sais está tendo continuidade e os alunos que elaboraram o projeto estão fazendo os ajustes necessários para que haja de fato a implantação do projeto com eficiência. Já está sendo avaliada uma possibilidade de implantação desse protótipo em uma comunidade no interior no Amazonas, destacou.

Destaque em revista científica

Com o título Sistema de Alerta contra Inundações Sensoriado (Sais) para comunidades ribeirinhas no Amazonas como método de prevenção aos riscos das cheias, o projeto foi publicado em forma de artigo científico na edição especial nº 4 da Revista GeoNorte, publicação científica eletrônica do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O artigo foi publicado nos Anais do 10º Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo), em outubro de 2014, onde foi feita a apresentação oral na programação do evento, com autoria do professor Jônatas de Matos e dos alunos Renata Reis e Luis Carlos dos Santos.

No ano de 2014, o projeto ficou em segundo lugar na 11ª Feira Tecnológica da Fucapi, foi apresentado ao público na 5ª edição da Feira Norte do estudante no Centro de Convenções Manaus Plaza.

Matos explicou que os trabalhos educacionais realizados na Escola Fucapi são importantes para aprofundar os conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula, uma vez que o trabalho de campo propõe a interação aluno-experiência geográfica.

Nesse sentido nos baseamos no artigo Fazer-Pensar: fonte do Ensinar-Aprender, da autora Shoko Kimura, onde a autora considera que deve haver uma interação entre aluno e professor, pois os mesmos são protagonistas do ensinar-aprender, pontuou o professor.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas