Início Amazonas Agentes funerários fazem plantão nos hospitais
Amazonas

Agentes funerários fazem plantão nos hospitais

Sem fiscalização da PMM funerárias
 atuam de maneira clandestina


Agentes funerários continuam fazendo plantões nos prontos-socorros da cidade, o que vem irritando famílias que acompanham os doentes. E também estão  oferecendo serviço de embalsamamento de cadáveres, sem estarem credenciadas pela Vigilância Sanitária. O Ministério Público está  movendo uma ação  contra a Prefeitura de Manaus, que não fiscaliza  esse serviço. 
 


denúncia de que funerárias  estão realizando serviço de embalsamamento sem licença sanitária e outras irregularidades levou a promotora Ana Cláudia Abdoud Daou, 52ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor ingressar com ação civil pública de obrigação de fazer contra a Prefeitura de Manaus.

A ação já tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, com a juíza  Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, cerca de 65% das funerárias que atuam em Manaus estão trabalhando de maneira clandestina.

A promotora também obteve a informação de que para realizar o embalsamamento apenas 50% das funerárias estão aptas para fazer o serviço.

Outra denúncia é o descumprimento da Lei Municipal 1.273/2008, que proibe  agentes funerários de permanecerem em frente aos hospitais para oferecerem seus serviços.

Ao solicitar informações a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e a Dvisa a promotora Ana Cláudia  teve como resposta   que não existe na prefeitura serviço de fiscalização de funerárias.

Na ação pública a promotora requereu num prazo de 60 dias para que seja realizado um levantamento de todas as empresas funerárias que atuam em Manaus.

Ela solicitou  ainda que depois que o levantamento terminar que seja instaurado procedimento administrativo em face das funerárias que estejam atuando de maneira irregular.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?