Advogada Elaine Benayon é a 1ª candidata inscrita para disputar o Quinto Constitucional do TJAM
Manaus/AM - A advogada Elaine Benayon foi a primeira a oficializar a inscrição, nesta segunda-feira (13), para concorrer à vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pelo Quinto Constitucional da advocacia. Com 25 anos de atuação no estado, a candidata se inscreveu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e escolheu o número 10 para concorrer no processo seletivo que formará a lista sêxtupla a ser encaminhada ao tribunal. A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira.
Em 2023, Elaine ganhou destaque nacional ao defender a presença de uma mulher da Amazônia no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo a única representante do Norte do país a disputar a vaga pelo Quinto Constitucional naquela ocasião. A advogada é reconhecida por sua atuação na área cível, com ênfase em Direito de Família e Sucessões, e integra o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/AM).
Ao confirmar a inscrição, Elaine afirmou que sua trajetória na advocacia a qualifica para disputar o cargo. “Preencho todas as exigências do edital e hoje inicio oficialmente minha campanha. Quero contribuir com o Tribunal de Justiça do Amazonas com ética, técnica e compromisso com a justiça, atuando pela igualdade e pela garantia dos direitos das mulheres”, declarou a candidata.
Natural de Manaus, Elaine Benayon tem 49 anos, é casada e mãe de três filhas. É mestra em Direito pela Universidade La Salle (2022), especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (2002) e graduada pelo Centro Universitário Ciesa (1999). Professora universitária há mais de 18 anos, leciona atualmente na Faculdade La Salle e já atuou na pós-graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA). Elaine também é mediadora formada pelo Institut Universitaire Kurt Bosch, na Argentina, e autora do livro “Legitimação da Homoparentalidade e Adoção: análise do juizado da infância e da juventude cível de Manaus/AM”.
ASSUNTOS: Amazonas