Adolescentes e crianças com deficiência ganham atividades esportivas

Por Portal do Holanda

14/08/2015 10h04 — em Amazonas

Crianças e adolescentes com deficiências físicas e autistas têm a oportunidade de praticar atividades esportivas nos Centros de Esporte e Lazer (CELs) da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Todas as sextas-feiras no CEL do Eldorado, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, crianças a partir de 7 anos estão desenvolvendo atividades psicomotoras. A atividade também acontece aos sábados no CEL do Coroado, no bairro de mesmo nome, zona Leste, e no CEL Ninimberg Guerra, no São Jorge, zona Oeste, às terças e quintas, há a oferta de futsal para surdos.

O secretário Sildomar Abtibol explicou que o retorno da oferta dessas atividades para PCDs foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto diante da grande demanda de mães solicitando esse tipo de serviço.  Aos sábado, de 8h às 12h, acontece o Futsal para Surdos no CEL do Coroado e toda terça e quinta-feira, das 19h às 20h, no CEL Ninimberg Guerra, no São Jorge. Natação para Pessoa Com Deficiência (PCD) é oferecida no CEL do Coroado às terças e quintas, das 17h às 22h e no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, a modalidade esportiva oferecida é a Natação para PCD, no horário das 8h às 10h.  

O professor de Educação Física Eldo Gomes, que trabalha com autistas há alguns anos, explica a importância da atividade física para as crianças autistas. “Elas não têm noção de comando, não têm controle e a atividade física as ajuda a ter esses comandos”. Segundo ele, a ginástica faz com que as crianças desenvolvam sua motricidade e formas de se comunicar.