Compartilhe este texto

Acesso ao porto de Parintins será restrito durante Festival dos Bumbás

Por Portal Do Holanda

20/06/2025 10h49 — em
Amazonas


Foto: Prefeitura Municipal de Parintins - PMP/ ASCOM

Manaus/AM - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai restringir o uso da Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP4), em Parintins, durante o Festival Folclórico dos Bois Garantido e Caprichoso, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Entre os dias 22 de junho e 4 de julho, a IP4 será destinada exclusivamente ao embarque e desembarque de passageiros, ficando proibido o transporte de cargas. O acesso de veículos será limitado a carros oficiais, com exceções apenas em situações emergenciais ou para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

O estacionamento em frente à IP4, comumente usado como atracadouro, estará interditado entre os dias 22 e 29 de junho. Já a atracação de lanchas rápidas cadastradas estará autorizada a partir das 9h do dia 29. Ferry-boats e embarcações regionais estarão proibidos de atracar no local nesse período. No sábado, dia 28, será obrigatório o cadastro das embarcações que pretendem operar o retorno a partir da IP4.

A partir da meia-noite de 1º de julho, os representantes das embarcações com viagem de retorno deverão se posicionar à frente das embarcações ou no saguão da instalação. Cada embarcação deverá estar identificada com banner visível e ter uma mesa de conferência para organizar o embarque. Quem não apresentar identificação será colocado no fim da fila de saída.

Segundo o Dnit, as regras visam garantir a segurança dos passageiros, evitar aglomerações e organizar o fluxo portuário durante o festival. As medidas serão fiscalizadas por equipes do próprio Dnit, da Antaq, da Marinha e da Polícia Militar. A colaboração de armadores e operadores será fundamental para o bom andamento das operações, destacou o órgão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas