Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Ação educativa leva orientações sobre usuários especiais em coletivos

Publicado

em

Para conscientizar usuários e operadores do transporte coletivo sobre os direitos dos idosos, grávidas e pessoas com deficiência no acesso aos ônibus, uma ação educativa foi desenvolvida na terça-feira, 27, por agentes de educação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) em pontos de parada e dentro dos coletivos. O trabalho da Prefeitura de Manaus enfatizou o respeito ao uso dos assentos preferenciais destinados aos usuários especiais.

Por meio de uma abordagem lúdica e com a distribuição de material educativo, os agentes de educação da SMTU incentivaram os usuários a não ocuparem indevidamente os assentos reservados. “Não é uma cena incomum, infelizmente. Por isso, estamos aqui para conscientizar, principalmente os jovens que não possuem nenhuma limitação, a se levantarem e cederem o assento assim que um desses usuários embarcar no ônibus”, explicou a agente de educação da SMTU, Keyli Brasil.

As orientações se estenderam aos usuários idosos que receberam orientações sobre a necessidade de sempre apresentar ao motorista um documento de identificação no momento do embarque que comprove ter 60 anos ou mais. 
Os idosos, e também os motoristas, foram orientados sobre a determinação da legislação municipal de o embarque e desembarque de idosos ser feito pela porta dianteira. “É mais seguro, facilita a apresentação do documento de identificação, o acesso aos assentos reservados, além do embarque e desembarque”, explicou Keyli Brasil.

A ação educativa percorreu linhas oriundas dos bairros Santa Etelvina, Parque das Nações e Ajuricaba, além de pontos de parada localizados nas avenidas Djalma Batista e Torquato Tapajós.

Fotos: Divulgação/Smtu

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.