Compartilhe este texto

Ação de Cidadania da LGBT vai ter emissão de 'Cédulas de Nome Social'

Por Portal Do Holanda

10/09/2014 11h10 — em
Amazonas



A Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública participa nesta quinta-feira (11) da "Ação de Cidadania LGBT", no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, na zona Sul de Manaus. Durante o evento serão emitidas as Cédulas de Nome Social (CNS) para travestis e transexuais, que permite o reconhecimento das pessoas pelo nome com o qual se identificam. A medida está prevista na portaria nº 57/2014 da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de 2 de abril deste ano.

Até o momento a Ouvidoria já emitiu 16 "carteiras sociais". De acordo com o ouvidor-geral, Aloizio Paes, a cédula é emitida gratuitamente, mas o solicitante precisa atender alguns requisitos, como ser reconhecido pelo nome social no meio profissional, na comunidade e nas associações da classe. "A nossa expectativa é atender um público de, pelo menos, 100 pessoas, mas antes de entregar o documento iremos fazer uma triagem", disse

Para solicitar a CNS, é necessário ter os seguintes documentos: carteira de identidade, declaração da associação da qual faz parte, comprovante de residência, CPF e duas fotos 3x4.

A responsável pela emissão da "carteira social", Maria José Alves, explicou que a Ouvidoria vai realizar também um trabalho de orientação sobre como se portar durante uma abordagem policial. "Recebemos muitas denúncias de abuso de autoridade, principalmente, contra os travestis e transexuais. Por isso, vamos ensinar os direitos e deveres e entregar um folder informativo sobre essa ação”.

  • Local: Centro de Convivência do Idoso
  • Dia: 11 de setembro/quinta-feira
  • Endereço: Rua guilherme Weiss s/n
  • Bairro: Aparecida/Centro
  • Horário: 8h às 15h

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas