Compartilhe este texto

62 crianças com deficiência visual são atendidas na Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira

Por Portal Do Holanda

24/08/2016 14h46 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) oferece escolas específicas de educação especial para deficientes visuais e uma dessas instituições que trabalham exclusivamente com educação especial e oferece este tipo de atendimento especializado é a Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira, localizada na rua Lourival Munis, 514, bairro da Glória, Zona Oeste de Manaus.No ano letivo de 2016, a escola atende aproximadamente 62 alunos nos turnos matutino e vespertino, atendendo crianças deficientes visuais totais ou com baixa visão.

A instituição recebe alunos de 0 a 6 anos, pois a modalidade ofertada é até o 2º ano do ensino fundamental. As crianças de 0 a 3 anos ficam na estimulação precoce, enquanto que os alunos de 4 e 5 anos fazem o pré-escolar e os estudantes de 6 anos iniciam a alfabetização.

Durante todo o processo de ensino das crianças, a escola trabalha a inclusão social, oferecendo ao aluno deficiente visual o ensino do braile e do sorobã (instrumento utilizado para fazer cálculos).

A assistente social da escola, Maria Eliete Menezes, ressaltou que o trabalho realizado na escola é importante para preparar os alunos.   “Aqui na escola os alunos aprendem o braile e o sorobã para serem inclusos em outra instituição alfabetizados em braile. Sabendo o sorobã, que é a matemática deles, assim eles têm menos dificuldade”, disse.

Durante as atividades escolares, os alunos têm todo o conteúdo de uma grade curricular de uma escola de ensino regular, com exceção das crianças de estimulação precoce que precisam ir à escola duas ou três vezes por semana.

Além das aulas da grade curricular, esses alunos tem atividade da vida diária, têm acesso ao laboratório adaptado e fazem educação física de forma adaptada também.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, cegas, escola, Manaus, Amazonas

+ Amazonas