10 mil produtos ilegais são apreendidos em operação
Manaus/AM - Nesta quinta-feira (7) Aproximadamente 10 mil produtos sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foram apreendidos e um depósito foi lacrado, durante operação conjunta realizada entre a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) e Instituto Nacional de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) em seis estabelecimentos comerciais na área central de Manaus.
A operação faz parte de uma força-tarefa que tem o propósito de coibir o crime de sonegação fiscal, além da entrada e comercialização de produtos clandestinos no comércio local.
Os seis estabelecimentos, alvos da força-tarefa, ficam localizados nas ruas Guilherme Moreira, Doutor Moreira, Marcílio Dias e Mundurucus, centro de Manaus. Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio Brito, entre os materiais apreendidos estão carregadores de celular, lanternas, aparelho de DVD, raquetes elétricas, brinquedos, material escolar e produtos têxteis.
“Os eletrônicos estavam com plugues e tomadas fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro. Os brinquedos e material escolar estavam sem o selo de certificação e informações obrigatórias; os produtos têxteis sem as informações obrigatórias como CNPJ, composição do tecido e informações em português. Os seis estabelecimentos foram autuados e tem 100 dias para apresentar defesa junto ao Ipem. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão ”, informou o titular do Ipem-AM.
O consumidor que se sentir lesado em relação aos produtos fiscalizados pode entrar em contato com a ouvidoria do órgão pelo 0800 092 2020 ou pelo e-mail: [email protected]
ASSUNTOS: Amazonas, Ipem, operação, produtos ilegais, sefaz, SSP, Amazonas