Compartilhe este texto

STF decidirá se amante tem direito à pensão por morte nesta quarta

Por Portal Do Holanda

03/04/2019 4h12 — em
Política


Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá nesta quarta-feira (03) se amante tem o direito a pensão por morte. A ação (RE 1045273), teve origem em Sergipe, envolve o reconhecimento de uma união estável e, ao mesmo tempo, de uma extraconjugal homoafetiva. A decisão também vale para relações entre pessoas de sexos diferentes. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.

Caso o plenário seja favorável, até mesmo as contas da Previdência Social sofrerão consequências. Os critérios a serem avaliados será duração do relacionamento, intenção de permanecer no caso e a existência de afeto.

Em 2008, o Supremo enfrentou o caso de uma mulher que foi amante por 37 anos e pediu direito à pensão do falecido. A 1ª Turma decidiu, por maioria, que não poderia haver a divisão da pensão entre a amante e a esposa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amante, pensão, STF, Política

+ Política