Siga o Portal do Holanda

Brasil

Exército doa cobertores sujos e colchões rasgados a alojamento de índios com Covid-19

Publicado

em

Foto: Reprodução/ NSC Foto: Reprodução/ NSC
Foto: Reprodução/ NSC

Indígenas de José Boiteux, no Vale do Itajaí, relataram más condições de colchões, cobertores e camas doados para um alojamento de isolamento que está sendo montado para atender casos de infectados pelo coronavírus com sintomas leves. O material está velho e rasgado.

Segundo um site de notícias do Globo, o Distrito Sanitário do Interior Sul (Dsei) informou que fez a devolução dos materiais doados pelo Exército nesta sexta-feira (14). Em nota, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, informou que novos colchões estão sendo adquiridos em parceria com a Defesa Civil para montagem das instalações.

Em Santa Catarina vivem 17 mil indígenas de três grupos: Guarani, no Litoral e extremo Oeste; os Kaigang, com aldeias no Oeste; e os Xokleng, que ficam no Vale do Itajaí.

Nas terras das aldeias de José Boiteux vivem 2.300 índios. Um levantamento preliminar do Dsei registra ao menos 70 casos confirmados de coronavírus, incluindo a morte de um bebê da etnia Xokleng, que nasceu morto. Desde o início da pandemia, o município tem 160 pessoas diagnosticadas com a doença, incluindo duas mortes.

Os indígenas são considerados grupo de risco por terem mais vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas. Aldeias de todas regiões têm procurado intensificar medidas de higiene e isolamento.

Os colchões chegaram na quarta-feira (12) e não chegaram a ser utilizados no alojamento, que está sendo instalado para estadia de indígenas confirmados com Covid-19 para cumprir o isolamento social. O indígena Nilton Ndili chegou a falar sobre o assunto em uma rede social.

"Eles estão inadequados, os colchões estão todos velhos, estão rasgados, cobertores todos sujos. A cama não tem condições de ser utilizada. A gente vai pedir para a coordenação recolher esse material e dar um outro destino", afirmou.

 

+ Brasil

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.