Compartilhe este texto

Gestão participativa em escola garante qualidade na alimentação em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/05/2017 12h20 — em
Amazonas



Manaus/AM- A busca por uma alimentação saudável aliada a uma gestão participativa têm trazido boas experiências à Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa, no bairro presidente Vargas, zona Sul de Manaus. A unidade que, a partir deste ano, passou a contar com a Educação Integral tem trabalhado com os alunos a importância da alimentação adequada e desenvolvido projetos com a participação da comunidade escolar.

Como os alunos permanecem o dia inteiro na escola, possuem três refeições diárias, que incluem frutas e a participação ativa dos pais dos estudantes na preparação das refeições. Mas, nem sempre foi assim. No começo do ano, muitos alunos não se alimentavam na escola por não gostarem de frutas ou saladas e, até mesmo porque os responsáveis desconheciam a qualidade da merenda escolar. Por isso, as famílias preferiam levar os filhos para almoçar em casa.

A diretora da unidade, Regeane Chaves, conta que resolveu abrir as portas da cozinha da escola para que eles pudessem ver como a alimentação era feita. Além disso, implantaram o projeto de horta escolar, no qual os alunos plantam e cuidam dos vegetais que estarão presentes nas refeições.

Segundo a gestora, outra ação adotada foi passar a fixar o cardápio semanal do almoço no mural na frente da escola. Lá o pai pode verificar o que será servido e até mesmo conversar com a equipe da escola em relação a isso. Para Regeane, um dos principais fatores do trabalho sobre a alimentação escolar está em conscientizar os alunos sobre a importância de se alimentar bem. Além disso, é de vital importância adaptar as refeições aos alunos.

Outra ferramenta utilizada para essa melhoria é o projeto da Horta Escolar que é desenvolvido pela professora de Ciências Naturais, Francisca Felisberto, que também é responsável pelo programa de iniciação científica da escola.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alimentação, escola, Manaus, Amazonas

+ Amazonas