Compartilhe este texto

Existem 7 inquéritos policiais que investigam formação de cartel no Amazonas

Por Portal Do Holanda

06/04/2019 13h38 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na última sexta-feira (5), aconteceu a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos combustíveis na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Representantes de órgãos públicos e privados participaram da audiência, como o delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), Eduardo Paixão, que afirmou ter sete inquéritos policiais em andamentos por formação de cartel no Estado. 

O delegado também relembrou a operação Carvão da Polícia Federal (PF), realizada em 2011, com a condenação de 13 empresários de redes de combustíveis por formação de cartel. "Nós da delegacia do consumidor não somos inimigos dos donos de postos de combustíveis. Sabemos da importância para a sociedade e da geração de empregos, mas desejamos que essa relação 'ganha- ganha' termine. Relembro também que os 13 empresários condenados estão todos livres sem punição relevante", apontou o delegado Paixão.

Sem influência externa

Na abertura dos trabalhos a presidente da CPI, deputada Joana Darc (PR), deixou claro que sabe da cobrança da população sobre os preços dos combustíveis. "Eu como presidente da CPI e em nome de todos os membros não vamos pactuar com nenhuma influência externa dentro do trabalho desta comissão. Faremos também um trabalho acima de tudo técnico consultando especialistas em combustíveis, direito do consumidor, economia e afins. Após as investigações o relatório será entregue aos demais órgãos competentes para que também façam seu papel. No final da CPI a população terá uma resposta satisfatória." descreveu.

Prazos

A CPI tem 120 para realizar as investigações com o prazo podendo ser estendida por mais 60 dias. Segundo Joana Darc (PR), as reuniões estão previstas para acontecer a cada 15 dias. Caso haja alguma deliberação pode ser semanalmente. A segunda reunião está prevista para o dia 26 ou 29 de abril.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, cartéis Manaus, CPI dos combustíveis, Amazonas

+ Amazonas