Compartilhe este texto

Cientistas dizem na Aleam que relaxar isolamento social agora é perigoso

Por Portal Do Holanda

08/06/2020 11h50 — em
Amazonas


Audiência oucientistas sobre relaxamento do isolamento em Manaus -Foto: Reprodução

Manaus/AM - A pesquisadora Maria Luíza Garnelo, da Fiocruz, citou uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas e diz que o isolamento social no Amazonas nunca chegou ao nível ideal - de 70% da população. Conforme o estudo, estaria em 12,7% em meados de maio.
Ela também ressalta que a situação, no interior do Amazonas, é muito perigosa, uma vez que está em 57% dos casos no Amazonas, sem que, diz a cientista, exista a estrutura de saúde montada na capital.
Luíza também chamou a atenção para os dados vindos do interior que, afirma, espelham a situação nas sedes municipais.
Professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Fernando diz que as medidas de relaxamento social já colocadas em prática pelo governo do Amazonas estão equivocadas.
Para o docente da Ufam, um dos principais critérios usados pelo governo estadual, a redução do número de óbitos em Manaus, não tem sustentação científica. Luiz Fernando diz que a comunidade científica não foi ouvida, mas também reconhece que a ampliação no número de leitos disponíveis e a experiência obtida pelos profissionais de saúde se reflete no menor número de mortes pela covid-19 em Manaus.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, covid-19 amazonas, governo do amazonas, isolamento social, relaxamento, Amazonas

+ Amazonas