Áreas de risco ganham mais atenção da Defesa Civil
Com a chegada do período de chuvas, aumenta o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal. Os chamados mais registrados nessa época são de: alagamentos em áreas próximas a igarapés, infiltração e deslizamentos de barrancos. Para evitar desastres nessas localidades, o órgão monitora o volume de chuva com auxílio dos pluviômetros, equipamentos instalados em todas as zonas da cidade, que possibilitam o acompanhamento da chuva por hora.
Além dos pluviômetros, o órgão também conta com o apoio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, Nupdecs, formado por moradores de áreas de risco que foram treinados e capacitados para identificar situações vulneráveis que podem causar desastres, e até auxiliar na evacuação de prédios. Os voluntários dos Nupdecs têm um canal de comunicação direto com a Defesa Civil e informam os acontecimentos da área, principalmente em períodos de chuva.
“Contamos com a parceria dos Nupdecs para monitorar a volumetria e saber o que está acontecendo nessas áreas, isso ajuda na orientação e até evacuação, caso necessário”, explicou o diretor operacional da Defesa Civil, engenheiro Cláudio Belém. Belém esclareceu que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) envia boletins diários com a previsão meteorológica, que norteiam ações do plano de contingência. E nesse período de inverno, realiza a previsão trimestral de chuvas na capital.
Esse ano, o Sipam informou que as chuvas que em janeiro tem média de 286mm, fevereiro de 289 e março de 313, ficarão abaixo do esperado, mas, com pancadas de chuvas frequentes. Com base nessas informações, o órgão municipal já traçou o plano de contingenciamento.
A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco, que identifiquem perigo, a sair de casa para um local seguro e acionar o órgão. Uma vez feita à ocorrência, os agentes irão até o local para verificar as condições da edificação ou terreno.
O número de emergência da Defesa Civil de Manaus é o 199.
(Foto: Eustáquio Libório)
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: alagamento, Amazonas, chuva, defesa civil, inundação, Manaus, precipitação, Amazonas