Compartilhe este texto

Projeto manauara ganha prêmio por combate às queimadas

Por Portal Do Holanda

02/02/2015 15h10 — em
Amazonas



O agricultor José Aldair Coelho Filho, 53, conhecido pelos amigos como Colorau, descobriu uma nova forma de limpar áreas para suas plantações de abacaxi, mandioca, cupuaçu e manga sem utilizar fogo. “Nós aprendemos como fazer um roçado sem colocar fogo”, diz o agricultor. A alternativa para as queimadas, no qual Colorau se refere, é limpar as áreas cortando a grama e plantas e utilizá-las como adubo, formando uma camada de folhas. 

Colorau é morador da comunidade Pagodão, em Manaus, e participa do projeto Agroecologia, Certificação Socioparticipativa e Geração de Renda no Baixo Rio Negro, apoiado pelo Fundo Socioambiental Caixa.

De acordo com a cartilha Tecnologias Alternativas às Queimadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção agrícola na Amazônia necessita que seja feita a remoção da floresta ou da vegetação, fazendo com que os agricultores desmatem e queimem as áreas por ser o sistema mais barato de limpeza.

Para tentar transformar essa realidade, o Instituto de Pesquisa Ecológicas criou o projeto Agroecologia. “Oferecemos 10 oficinas com a parte teórica e prática para os agricultores sobre como plantar sem usar o fogo”, explica a coordenadora Mariana Semeghini.

O agricultor Colorau gostou de participar das oficinas e incentiva outros colegas a aderirem à limpeza sem fogo. “Conversei com dez agricultores que também deixaram de usar o fogo”, conta.  Para Colorau, o benefício de abandonar o fogo vai além de preservar o meio ambiente. “Além de prejudicar a floresta, o vizinho também pode ser prejudicado caso o fogo passe para a propriedade dele”, diz.

Com o projeto, os agricultores conheceram a agroecologia, que é a agricultura ambientalmente sustentável. Segundo o agricultor, as mudanças são vistas no dia-a-dia. “A plantação agora se desenvolve mais, cresce mais bonita”, acrescenta.

Prêmio Objetivo do Milênio

O projeto Agroecologia, Certificação Socioparticipativa e Geração de Renda no Baixo Rio Negro foi ganhador do Prêmio Objetivos do Milênio, em que a Caixa Econômica Federal é apoiadora por meio do Fundo Socioambiental (FSA).

O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), desafios propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar indicadores sociais, como o combate à fome e a redução da mortalidade infantil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agricultura, combate, Manaus, Portal do Holanda, premio, queimadas, Amazonas

+ Amazonas