Compartilhe este texto

Envelhecimento no campo

Por Portal Do Holanda

10/01/2020 16h37 — em
Manaus



Os filhos que não sucedem os pais nos estabelecimentos - seja porque saem de Careiro da Várzea para estudar ou procurar trabalho, seja porque assumiram um estabelecimento agropecuário próprio – contribuem para o que se chama de envelhecimento no campo. É na agricultura familiar que mais se sente o peso dessa mudança no perfil etário do produtor.

No caso de Edson, ele vê com tranquilidade a saída dos filhos para a capital, porque eles podem ter o que não conseguiu: estudo. “Eles foram pra Manaus fazer faculdade, fiz uma casa para eles, eles trabalham lá. O que quero dar para eles é o estudo. Sempre falo para meus filhos que eu quero que eles trabalhem para eles, que eu mais minha esposa tocamos o barco por aqui”, diz o pescador.

Comparando-se os Censo Agropecuários 2017 e 2006, houve redução na participação dos grupos de produtores entre 25 e 35 anos (de 14% para 10%) e aumento entre os produtores de 55 anos ou mais (de 40% para 46,7%). No Amazonas, o envelhecimento é ainda mais evidente: 54% dos produtores têm mais de 45 anos e somente 4,9% dos agricultores possuem menos de 25 anos.

Adamor, prestes a completar 60 anos, fala que já não é tão fácil encarar o trabalho duro da roça, mas, se alimentando bem, pode trabalhar sem problema. “A gente é idoso, né? Menino novo aguenta trabalhar direto, sem almoçar, correr para cá e para lá. A gente não”.

Aos 71 anos, Aristides também não quer parar. “Tenho coragem para trabalhar demais ainda, e boa vontade. Não tenho necessidade de trabalhar assim, tenho um comércio também, mas é aquela mania, eu gosto de plantar, é gostoso o trabalho e foi assim que crescemos na vida”, ressalta. Já Edson, pensando no futuro, não pensa em uma idade para parar. A diferença é que, para ele, é a paixão pela pescaria que o faz seguir em frente: “Eu sou apaixonado por pesca, eu amo pescar. Então, mais do que pelo nosso sustento, eu pesco por prazer, e enquanto eu ainda tiver vontade, vou pescar”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agricultura, Amazonas, careiro da varzea, Censo Agropecuário, IBGE, Manaus

+ Manaus