Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Quadrinistas amazonenses anunciam Graphic Novel comemorativo

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Como parte da 1ª Expo Ajuri de Quadrinhos, o escritor e roteirista Evaldo Vasconcelos realizará uma palestra falando sobre a criação de roteiros com cenários históricos. A exposição comemora o primeiro ano de atuação do Grupo Ajuri, coletivo de artistas que une 30 membros com produção de quadrinhos, charges e tiras que vem divulgando seus trabalhos em eventos nacionais como o Festival Internacional de Quadrinhos, realizado em Belo Horizonte, e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. O evento, além da exposição de material do grupo de artistas, também contará com palestras e oficinas.

O palestrante é um dos coordenadores do Grupo Ajuri e autor da revista “História de Manaus em Quadrinhos” que foi publicada em 2015 pelo Conselho Municipal de Cultura de Manaus e editado pelo escritor Márcio Souza. A obra foi criada com base nos livros da escritora Etelvina Garcia e distribuído em escolas da rede pública municipal.

A palestra de Vasconcelos se focará na criação de roteiros baseados em cenários históricos e usará fatos da historia de Manaus como modelo de análise. O escritor tem uma série de roteiros que usam o Amazonas como cenário, entre eles O Lobo do Forte que se passa durante a transferência da capital de Barcelos para Manaus; Nephilim: Prelúdio que mostra Manaus em declínio econômico após o fim do período da borracha.

No dia 30 de janeiro, como parte das comemorações do Dia do Quadrinho Nacional, Vasconcelos e outros artistas do grupo anunciaram o lançamento de uma Graphic Novel de 120 páginas contando a história de Manaus. A revista Manaus: 350 anos de Histórias recontará os principais fatos da história da cidade e pretende ilustrar acontecimentos não somente pelo olhar dos colonizadores europeus, mas também pela ótica dos povos nativos da região, para isso contará com a consultoria de Davi Avelino Leal, Professor do Departamento de História da UFAM e Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Um dos pontos altos do projeto é a reconstituição da aparência e de aspectos da cultura da etnia Manaus, tribo liderado por Ajuricaba que ofereceu forte resistência a colonização portuguesa. A obra terá roteiro de Evaldo Vasconcelos e artes de Romahs Mascarenhas, Ademar Vieira, Alberto Fermin e Nilberto Jorge.

A proposta é lançar esse trabalho em outubro durante as comemorações dos 350 anos da fundação da cidade.

 

Na defesa da ZFM, falta um telepronter para Wilson Lima no palco de Brasília

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORAH H ENTREVISTA: DR. EULER RIBEIRO, GERIATRA E GERONTÓLOGO

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.