Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Dia Mundial da Filosofia em Manaus celebra Os Ideais do Renascimento

Publicado

em

Manaus/AM - Por ocasião do aniversário de 500 anos da morte do gênio renascentista Leonardo da Vinci (1452 – 1519), o Dia Mundial da Filosofia de 2019, promovido pela Organização Internacional Nova Acrópole, em cooperação com a Unesco, traz este ano o tema “Os ideais do Renascimento”. O evento conta com atividades nos mais de 50 países em que está presente a Nova Acrópole e em suas 80 sedes no Brasil. Em Manaus, as atividades comemorativas acontecem de 29/11 a 01/12 com apreciação artística, mini-oficinas, palestra, café filosófico e apresentações artísticas.

No dia 29/11, a programação inicia com “O Simbolismo dos Quadros Renascentistas - Apreciação Artística”, às 19h30, em parceira com o café Armazen 296 (R. Rio Amapá, nº 296, Vieiralves), com degustação filosófica e musical, cafés especiais e aperitivos inclusos, além de apresentação musical com violino. Na ocasião, serão apresentados quadros do renascimento com uma abordagem leve sobre o significado dos mesmos, além da apreciação de violino com artista convidado. Este é o único evento pago da programação e custa R$80 para público externo ou R$70 para aluno Nova Acrópole.

No dia 30/11, o evento acontece na sede de Nova Acrópole Manaus (Rua Teresina, nº 75, Adrianópolis) a partir das 17h com mini-oficinas de marcenaria e apreciação musical: desenvolvendo razão e sentimento que objetiva exercitar o uso da mente sem fantasia e o estímulo de sentimentos através do contato com a beleza e pela convivência. Às 18h30 acontece a palestra magna “Leonardo da Vinci: Os Ideais do Renascimento”, que resgatará o valor do renascimento em um período histórico de decadência e como ele pode nos inspirar a atuar hoje de forma nobre e humana; às 20h, o café filosófico trará o tema “Razão e Sentimento como aliados - o Humanismo na obra renascentista” que pretende criar um ambiente de reflexão e respostas práticas para a vida diária que necessita da harmonia entre razão e sentimento.As atividades serão abordadas com linguagem cotidiana, clara e simples e não exigem pré-requisitos.

De acordo com a diretora de Nova Acrópole Manaus, Carina Maia, o renascimento constituiu um momento histórico de grandes transformações que promoveu o resgate do humanismo, a investigação sobre as leis da natureza, gerando grandes descobertas científicas e uma revolução sem precedentes nas expressões artísticas, propiciando uma guinada no curso da História no período.

“O DMF 2019, além de resgatar os ideais do Renascimento, faz
uma homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci. Da Vinci foi cientista, artista e fez
síntese entre o passado e o presente. Resgatou conhecimentos antigos e trouxe para o
seu tempo histórico. Este mesmo espírito desbravador celebramos hoje, em um
convite para sonharmos novamente com um ser humano mais lúcido, capaz de servir a
sociedade em que vive, dentro de um ideal maior de bem e harmonia para a humanidade”, afirmou.

Ela ressalta ainda que Nova Acrópole possui o espírito Renascentista: “Acreditamos que é possível promovernovamente um Renascimento, na medida em que o ser humano expanda a verdadeirarazão (que discerne e vê com profundidade), promova a beleza (expressa por meio daarte), resgate o conhecimento antigo (filosofia atemporal das grandes culturas) e viva
de maneira coerente (fazendo a ponte entre o que pensa, sente e vive)”.

No dia 01/12, uma mini-oficina de pintura para crianças será realizada na sede da Nova Acrópole. A atividade lúdica visa promover contato com a música e ambiente de experimentação de pintura, gerando estímulos para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, bem como oportunidades de contato com outras crianças, além de lidar com medos e diferenças. A atividade é gratuita, mas é necessário pré-inscrever as crianças conforme faixas etárias. O ingresso é  a doação de alimento não perecível e ou brinquedos e roupas serão destinados a instituições de apoio social.

Sobre o DMF

O Dia Mundial da Filosofia 2019 fará um diálogo entre os ideais do Renascimento, a obra de Leonardo Da Vinci e anecessidade de combinar o desenvolvimento da razão e dos sentimentos.  Esta é tônica do evento deste ano: fazer uma reflexão sobre a necessidade de desenvolver mente e emoções, levando a um ser humano lúcido eao mesmo tempo fraterno, empático e verdadeiramente humano.

A Unesco instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional. É celebrada na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Desde esta data, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de debates, palestras, exposições, painéis e eventos diversos. Esta celebração é sempre feita com a participação e apoio de diversas instituições, como universidades, associações e organismos internacionais.

O mau uso da liberdade

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.