Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Dia da Árvore: Parque Sumaúma tem programação especial neste sábado em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/Am - O Parque Estadual Sumaúma receberá uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, celebrado neste sábado (21/9). O espaço, gerenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, abrirá as portas para a população com diversas atividades gratuitas das 8h às 16h.

Para ressaltar a importância da árvore para o ecossistema, o parque terá uma programação diferenciada em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, como a limpeza da trilha que dá acesso à árvore da sumaúma, com a participação de 120  alunos da Faculdade Fametro; plantio simbólico de mudas; oficina educativa contra as queimadas e um diálogo ambiental sobre a importância da árvore e resíduos sólidos. A atividade é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto Sumaúma, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).

O espaço conta também com parquinho infantil, trilhas interpretativas na área de floresta e academia ao ar livre. A população pode também fazer uso da trilha pavimentada para a prática de atividades físicas. As atividades acontecem a partir das 8h.

“Vai ser um dia com atividades voltadas para toda a família e uma oportunidade para dialogarmos com a população sobre a importância das árvores para a natureza. Na ocasião, também realizaremos a reabertura da trilha até a Sumaúma – símbolo do parque”, destacou o gestor do Parque Sumaúma, André Passos.

Por ser a única Unidade de Conservação (UC) estadual em área urbana, o parque tem como um de seus objetivos promover ações para a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Inaugurado em 2003, o Parque Sumaúma abriga parte da flora e fauna da Amazônia, como o sauim-de-coleira, animal símbolo da capital amazonense.

A entrada no Parque é gratuita e ocorre pelo acesso pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova.

Arrecadação de brinquedos – A partir deste sábado (21/09), o Parque Estadual Sumaúma será também um dos pontos para arrecadação de brinquedos da campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos” – realizada pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A ação arrecada brinquedos a serem doados às crianças de Manacapuru durante a Corrida dos Curumins, que acontecerá no município no dia 12 de outubro (Dia das Crianças).

São aceitos brinquedos novos e usados, em bom estado. Para participar, basta entregar os itens no Parque Estadual Sumaúma ou na sede da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez.

 

Suspense e mistério no caso Valeiko/Flávio Rodrigues

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.