Zine de Encruza: livreto reúne histórias do imaginário popular amazônico

Por Portal do Holanda

22/10/2021 14h54 — em Agenda Cultural

Foto: Reprodução

Manaus/AM - As histórias fantásticas sobre o imaginário regional das terras do Norte prometem prender leitores na 'Zine de Encruza: Os jovens terão sonhos, os velhos terão visões'. Idealizado por Veridiana Tonelli e Danna Dantas, o livreto quer possibilitar o acesso à literatura em regiões marginais da cidade e promover um espaço de contação e narração de histórias criando um elo entre a juventude e a velhice manauara.

Histórias e memórias sobre sonhos, visagens e conhecimentos tradicionais sempre fizeram parte do cotidiano de homens e mulheres nortistas. A trilogia de fanzine 'Os jovens terão
sonhos, os velhos terão visões' busca a valorização da escrita amazonense, de suas tradições orais e sua visão sobre si. Unindo escritores e ilustradores, a ideia é que nossa terra, nossas experiências e nossas tradições sejam contadas e representadas por nós.

Veridiana Tonelli, 29 anos, é uma advogada atuante na área da cultura manauara desde 2018. Graduanda no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pesquisadora pelo Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas (LABHORA), da UFAM, ela pesquisa narrativas orais e memórias de artistas inseridos em coletivos urbanos na cidade de Manaus.

"A ideia surgiu com a vontade de fazer algum tipo de literatura marginal. Frequentávamos bares da cidade e víamos escritores vendendo aqueles livretos e contando histórias e contos fantásticos. Então, eu e meus amigos resolvemos nos reunir e escrever sobre essas histórias que povoam o imaginário popular. Escolhemos esse formato de Zine porque é propício para vender nesse ambiente", explica Veridiana.

Além disso, tem a proposta da popularização da literatura, esses contos sobre a cidade e do beiradão. "A Zine tem bastante história de visagens urbanas, história de interior, de Carnaval. Esse trabalho, para mim, passa pela pesquisa da história da cidade em que finquei raízes", conta Veridiana.

Fanzines são revistas simples, livres de censura, sem preocupações em lucrativas reproduções, onde seus criadores e editores são os responsáveis por todo processo de criação, desde a criação dos textos, edição e distribuição. 

A trilogia estará disponível para venda a partir do dia 5 de novembro, por pedidos através do Instagram do zine de encruza, e também estarão sendo vendidos nos bares do Centro, especialmente, no Bar Basquiat que fica na encruza da Ferreira Pena com a Silva Ramos

Ficha Técnica

Danna Dantas - editora e revisora
Veridiana Tonelli - escritora
Adrian Santos – Escritor
Nadyme Rebelo de Souza - escritora
Stephany Cascaes - Escritora.
Maria Vitoria Castro Brasil - Escritora
Vinícius Mesquita - Escritor
Cadu Castro – Ilustrador (Skrinkle)
Adria Moreira – Escritora
Wellington Cardoso – Ilustrador
Saulo Fernando de Souza (compensaboy) - Ilustrador
Luiz Henrique Oliveira do Nascimento (Luiz Symbiam) - Ilustrador
Matheus Jennnings do Vale – Ilustrador (Nause.o)
Franklen Rosiwelt Carvalho de Morais (Rosiwelt) - Ilustrador
Gabriel de Andrade Ranciaro - Designer


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural