Início Agenda Cultural Sesc inaugura nova sede do Programa Mesa Brasil em Manaus
Agenda Cultural

Sesc inaugura nova sede do Programa Mesa Brasil em Manaus

Envie
Sesc inaugura nova sede do Programa Mesa Brasil em Manaus
Sesc inaugura nova sede do Programa Mesa Brasil em Manaus
Envie

O Serviço Social do Comércio (SESC) inaugura, no próximo dia 24 de abril, o primeiro banco de alimentos da região Norte de iniciativa privada, e que funcionará como sede do Programa Mesa Brasil no Amazonas. O espaço será chamado: “Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles da Silva”, em homenagem ao funcionário autárquico e político brasileiro, cuja trajetória é composta de intensas conquistas e contribuições para o desenvolvimento do estado.

O Programa Mesa Brasil é uma iniciativa nacional do SESC, inspirado em ações de colheitas de alimentos do Departamento Regional de São Paulo. No Amazonas, a Administração Regional do Sesc integrou-se a esta importante ação social, lançando o Programa no dia 22 de setembro de 2003. Ao longo de 13 anos de atuação, inúmeras ações foram realizadas, tanto no campo nutricional quanto no social, com o objetivo de combater a fome e o desperdício, além de garantir às instituições sociais e pessoas atendidas o acesso à alimentação segura, à geração de renda e melhor qualidade de vida.

A evolução do programa, incluindo seus indicadores e ampliação das atividades, demandaram a construção de um espaço próprio para o Mesa Brasil no Estado. A nova sede está localizada no Balneário José Ribeiro Soares (Sesc Balneário), Zona Centro-Oeste de Manaus, e dispõe de 1.296,00m² de área construída. Composta por dois andares, a área abrigará as atividades administrativas e um espaço maior para o recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos; também incluindo câmera frigorífica e área para a higienização de alimentos, equipamentos e veículos.

A infraestrutura conta com sala de atendimento às instituições e doadores, uma cozinha-escola e sala de treinamento apropriada ao desenvolvimento de cursos, oficinas e palestras que estimulem práticas de alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e a geração de renda. Com a nova sede em operação, a previsão é que haja um aumento entre 6 e 8% no quantitativo de doações e, proporcionalmente, do número de atendimentos.

Para se ter uma ideia da importância e dimensão desse trabalho, o Mesa Brasil Sesc Amazonas distribuiu, nesses 13 anos, mais de 21 toneladas de alimentos no estado. Somente em 2016, foram arrecadas e distribuídas mais de 2,8 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 583 mil pessoas. Dados que reforçam que o Mesa Brasil é o resultado da ação conjunta entre o Sesc, doadores, parceiros, instituições sociais e voluntários que, juntos, consolidam este compromisso social e formam uma grande rede de solidariedade.

 

Siga-nos no

Google News