Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Projeto ‘Sensações e sabores’ aborda literatura internacional nesta sexta

Publicado

em

Foto: Pixabay Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Manaus/Am - Com o tema “Literatura Internacional”, nesta sexta-feira, 10/7, acontece a 6ª edição do projeto “Sensações e sabores literários na quarentena”, com a participação dos professores convidados Leonardo Feccini (Itália), Suelen Viana (França), Odenildo Sena (Portugal) e Carmen-Cayetana (Espanha).

A roda de conversa iniciará a partir das 16h e os interessados em participar do sexto encontro literário deverão acessar o link da plataforma do Google Meet https://meet.google.com/oju-fexu-vwv.

Esta ação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por intermédio da Gerência de Formação Continuada (GFC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas outras discussões, foram tratados os temas “Literatura sem fronteiras”, “Das histórias que contamos”, “Ler poesia em tempos de pandemia”, “Música e poesia - recursos significativos no processo do ensino de línguas estrangeiras” e “Literatura Amazônica - do clássico a periferia”.

As idealizadoras dos encontros são as formadoras da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, Ádria Santos e Hercilaine Oliveira, as quais evidenciam que o intercâmbio de saberes é essencial para a humanização do ser. “É nesse diálogo que ocorre a tessitura da aprendizagem. Nesse período, é perceptível que também há possibilidades de encontros, debates e discussões. Isso enriquece o ensino, não só acadêmico, mas também emocional e é através deste que o projeto se configura”, explica Ádria.

Entre todas as transmissões, esse projeto já alcançou picos de mil visualizações pelo Facebook. Uma das participantes da última edição, que contou com a presença dos professores Carlos Antônio Magalhães Guedelha (Ufam), Kenedi Santos Azevedo (Ufam), da discente do curso de Letras da Ufam, Halaise Asaf Gomes Chagas, e do cantor Nicolas Jr., foi a professora Valéria de Oliveira Lima, da escola municipal Professora Antônia Pereira da Silva, no Santa Etelvina, zona Norte. A educadora ministra aulas de língua portuguesa na unidade de ensino ressaltou que o projeto proporcionou uma nova experiência nesse período de pandemia.

“Com os encontros virtuais semanais, pude adquirir novos conhecimentos e me apaixonar ainda mais pela lisiteratura. A maneira como é conduzido cada encontro me encanta. Eu acompanhei cada encontro e posso dizer que com eles já acalmei meu coração, aliviei os momentos de tensão, aprendi, refleti, inovei minha prática pedagógica e me aproximei cada vez mais da literatura. Só tenho a agradecer e pedir que não parem por aí”, completa Valéria.

+ Agenda Cultural

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.