Projeto 'Escola Criativa' fomenta ações de empreendedorismo em Manaus

Por Portal do Holanda

21/09/2021 17h00 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação

Gamificação do ensino, tecnologia, criatividade e noções de empreendedorismo. Alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) recebem, pela primeira vez, o projeto Escola Criativa a partir do dia 21. Baseado na teoria das inteligências múltiplas, a iniciativa quer fomentar a solução criativa por meio de ações de empreendedorismo no contexto escolar.

Sob o olhar da Escola do Futuro, o projeto oferece toda a estrutura tecnológica e teórica para que cada fase seja executada como se fosse um jogo. O projeto amazonense foi idealizado pelo gestor de projetos da Organização da Sociedade Civil Coletivo Difusão, Pedro Cacheado e o professor do IEA, Tárik Nina. O projeto é vencedor do 7º Educar para Transformar do Instituto MRV, no qual concorreu com 200 outros projetos nacionais e ficou entre os 10 aprovados por meio de votação online.

Segundo um dos idealizadores, o professor Tárik Nina, a iniciativa quer motivar o aluno a aprender aproximando o conteúdo escolar do mercado de trabalho. “É também uma tentativa de mudar o comportamento do aluno que espera para aquele que toma a iniciativa. Além disso, desenvolver a noção empreendedora por meio da criação e condução de uma empresa júnior na educação básica”, explica.

O professor ainda afirma que para pavimentar um caminho de mudança, o projeto é fundamentado na filosofia de ensino que a UNESCO define como os 4 pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e; aprender a ser".

A Escola Criativa idealiza contribuir com a preparação do aluno para este mercado de trabalho iminente. “A ideia é se aproximar da lógica de um ambiente profissional empreendedor, e que ainda seja conduzida por uma didática de trabalho coletivo e de atividades práticas com grandes possibilidades de promover um aprendizado significativo para os alunos”, afirma Pedro Cacheado, responsável pela gestão do projeto e representante do Coletivo Difusão.

Os alunos receberão conceitos de empreendedorismo e conhecerão o processo de criação de um empreendimento. “Também queremos conscientizar para a reutilização de material descartado criando soluções inovadoras para geração de renda. A  Escola Criativa ainda quer oportunizar ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e fazer esses alunos sentirem-se parte de uma cultura escolar inovadora,”, afirma Cacheado.

Os professores do IEA participarão do curso de educação empreendedora que será ministrado em parceria gratuita com o SEBRAE/AMAZONAS e repassado aos alunos através da metodologia "Curso Despertar" e "Curso Crescendo e Empreendendo''.

Laboratório Escola do Futuro

O espaço físico implantado no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) tem um conceito futurista projetado pelo escritório de arquitetura Casario, representado por Adelon Murari e Igor Matheus em parceria com o Coletivo Difusão. Pensando na Escola do Futuro, até os mobiliários do espaço foram projetados como quebra-cabeças que se transformam em diversos formatos possibilitando debates e interações. Além disso, o laboratório terá equipamentos de robótica, fábrica de botons, impressão 3D, Mini Parque gráfico, oficina de serigrafia, máquina de impressão de artigos personalizados.

Semana do Graffiti

Dentro da Escola Criativa outros subprojetos nascem com o intuito de fazer os alunos ‘por a mão na massa’. A Semana do Graffiti dá o start com a presença do grafiteiro Jorge Liu, exibição do Filme "Os Traços Urbanos da Floresta", roda de conversa, vivências e oficinas. “Os alunos verão e viverão na prática todo o processo criativo e prático do Graffiti”, explica o gestor do projeto, Pedro Cacheado.

Programação

- Vivencia | Muralismo - Estudos Vídeos Hipz
- Vivencia | Muralismo - Cineclube Criativo Exibição do Filme "Os Traços Urbanos da Floresta" Presença do Liu na Roda de Conversa - Estudos Vídeos Hipz
- Vivencia | Muralismo - Estudos Vídeos Hipz
- Oficina de Grafitti Criativo

Mais informações sobre o projeto Escola Criativa e a programação pelo (92) 9338-6989 ou email [email protected] Siga o instagram @escolacriaitvaiea.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural