Projeto ‘Apoena’ segue com oficinas e apresentações em escola da Zona Norte

Por Portal do Holanda

24/02/2016 13h52 — em Agenda Cultural

O projeto ‘Apoena’, contemplado pelo Prêmio Ocupação Artística da Manauscult, no começo desta semana começou a levar inúmeras oficinas artísticas para os alunos da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada na Zona Norte.

Idealizado pela artista Francis Baiardi, o projeto que tem como objetivo integrar alunos da Rede Pública Municipal de Ensino através da arte. Para isto, na última segunda-feira (22), os estudantes participaram de oficina de Dança de Rua e Arte Circense.

O professor de Danças Urbanas e Teatro, Thiago Cunha, o oficineiro responsável pela primeira oficina, garante que está com os alunos por três dias falando sobre Hip Hop foi uma experiência única.

“É a primeira vez várias faixas etárias em apenas uma sala e conversar com eles não só sobre dança, mas sobre outras coisas, faz com que eu aprenda muito também. Consigo entender melhor o que passa na cabeça deles e incentivá-los a ocuparem a mente com arte, envolvendo a escola”, conta o professor.

O argentino Alan Panteón também, artista circense e malabarista também fala um pouco sobre sua experiência com os alunos ao dar a oficina de Arte Circense: “Foi um desafio, sou acostumado a outro tipo de público, mas é muito motivador, pois é como plantar uma semente na cabeça dessas crianças e abrir uma porta para quem tiver interesse”. Para Alan, o encaminhamento da oficina modificou a partir do momento que entrou em contato com as crianças pela primeira vez. “Entendi que era necessário desenvolver um trabalho mais ligado a inteligência corporal para os jovens e crianças se pesquisarem e começarem a ver seu corpo como ferramenta”, explica.

Além dessas, o ator Paulo Queiroz administra hoje (25) uma oficina de Teatro e a própria Francis Baiardi, uma oficina de Dança. A idealizadora do projeto, que acompanha as atividades diariamente comenta sobre a recepção do projeto na escola: “Eu percebo como a arte toca nos alunos. Muitos querem participar, ficam bastante atentos, com vontade de aprender, perguntando quando haverá de novo. É muito bom vê-los maravilhados com a ideia do projeto. Acredito que o ser humano precisa tanto, que muda tudo no corpo dele entrar em contato com as expressões artísticas”.

Apresentações na escola

Nesta sexta-feira (26) acontecerá também apresentações de teatro, com o espetáculo “Cirandinha e D. Astrogilda”, da Cia de Teatro 1 por 2 e 2 por 1 e “O Hip Hop em um só lugar” do grupo Nativos Crew. O diretor responsável do grupo de danças urbanas, Maykon Andrade, mais conhecido como Mayking se mostra empolgado com a oportunidade de apresentar para as crianças: “É muito legal mostrar a elas que elas podem fazer e aprender também, motivá-las um pouco mais”.

O Apoena segue com suas atividades até o fim de maio em mais uma escola e uma comunidade da Zona Norte.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural