Princesa Cafuxa apresenta série de lives no reino da palhaçaria

Por Portal do Holanda

06/04/2021 13h37 — em Agenda Cultural

Foto: Divulgação  / Princesa Cafuxa

Manaus/AM - A princesa Cafuxa está de volta e desta vez levará todo o seu reino para as plataformas digitais. A atriz Ariane Feitoza – que dá vida a serelepe palhacinha – prepara a transmissão de três lives do espetáculo infantil “A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria”. A programação acontecerá nos dias 10 e 24 de abril, e dia 8 de maio, às 20h, no Instagram oficial da personagem @cafuxa.oficial.

O projeto foi contemplado pelo edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).  Ariane explica que a proposta inicial consistia em uma circulação do espetáculo pela capital e alguns municípios do interior do Amazonas, porém, ainda por conta da pandemia, teve que ser adaptado para a versão online.

“Acredito que por meio das lives chegaremos a um público maior, mais do que o previsto inicialmente, e de diferentes faixas etárias. O espaço da encenação será adaptado com sistema de sonorização, iluminação e todos os equipamentos de audiovisual necessários para um resultado final que irá encantar o público. A Cafuxa já está ansiosa para retomar suas apresentações”, comentou Ariane Feitoza.

A atriz explica que o espetáculo “A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria” desmistifica a ideia tão difundida nas histórias infantis, em especial para as meninas, de que a felicidade só é possível por meio do encontro com o príncipe, e acaba, indiretamente, também tirando dos meninos o peso de serem sempre obrigados a batalhar e a serem responsáveis pela felicidade de outra pessoa, numa relação de dependência e pressão para ambos os gêneros.

“Esse é o mote do espetáculo em uma tentativa de trazer ludicidade para uma temática social necessária e pungente, que é o da ampliação do papel e dos direitos das mulheres na atualidade e da importância de todos na luta contra os preconceitos, de maneira geral”, destacou a intérprete da Cafuxa.

O texto, sem ensaio prévio, é criado no decorrer do espetáculo a partir da interação com o público. Por conta das restrições, este público será formado por até dez alunos de teatro de escolas da cidade de Manaus, respeitando o distanciamento social e os demais protocolos de segurança.

“A Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria” além de se utilizar de uma personagem com elevado potencial lúdico para compartilhar com crianças novos olhares sobre as relações sociais tornando possível imaginar e criar diferentes possibilidades de ampliação do pensamento conduzido pela leveza poética e estética da linguagem clownesca. O Instagram da palhaça Cafuxa pode ser conferido pelo link https://www.instagram.com/cafuxa.oficial.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural